Na pauta dos debates recentes, que têm como foco o sistema educacional, observa-se a frequente discussão acerca de algumas angústias que envolvem o processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo:
a) a disputa pela atenção dos alunos, cada vez mais centrada nas redes sociais em detrimento dos conteúdos tratados pelos docentes;
b) o desinteresse e/ou descompromisso de parte significativa do público estudantil para com o processo de aprendizagem;
c) as dificuldades encontradas pelos docentes para estabelecerem conexão/proximidade com os alunos; e,
d) os desafios e exigências do mercado de trabalho que demandam competências diversas.
Estes fatores representam apenas alguns aspectos, dentre outros tantos, que evidenciam a necessidade de
trilhar novos caminhos, ou, ao menos, estimular o uso de práticas pedagógicas mais eficazes.
É possível que as dificuldades destacadas acima sejam sintomas de problemas amplos e difusos, cuja gênese pode estar em fatores diversos, nem sempre passíveis de serem adequadamente tratados no curto espaço de tempo de uma disciplina. No entanto, não se pode desconsiderar tais problemáticas com o pretexto de que nada, ou pouco, pode ser feito.
Uma das angústias, reiteradamente relatadas pelos formandos, é a necessidade de enfrentamento de decisões que
demandam reflexões acerca do seu papel nas diversas instâncias da vida pessoal e profissional.
Explorar tais questões envolve criar condições para que o aluno possa desenvolver o protagonismo necessário para
tomar decisões em diferentes contextos organizacionais, e, também, sobre sua própria trajetória profissional.
Neste sentido, pretende-se explorar temas pertinentes à carreira e desenvolvimento profissional do administrador e
temáticas relacionadas aos processos de gestão, sempre a partir de uma perspectiva reflexiva e prática.
Assim sendo, abre-se espaço para participação mais efetiva do aluno, na medida em que propicia oportunidades para
inserção de temas de interesse, que não foram abordados ao longo do curso.
No projeto aqui proposto, os docentes atuarão como catalizadores de demandas discentes e do projeto pedagógico,
sendo posicionados como coordenadores do processo de aprendizagem e responsáveis pela organização dos diversos
arranjos e pleitos que emergirão das dinâmicas e dos debates que ocorrerão no decorrer do projeto.
Propõe-se, para tanto, a utilização de práticas pedagógicas singulares como os jogos de empresas, combinados
com metodologias oriundas da área de economia experimental/comportamental.
Busca-se, assim, também, incentivar o florescimento de novas abordagens que impactem positivamente o processo ensino-aprendizagem, particularmente no campo da administração.